Salto de desenvolvimento: como isso afeta o sono do bebê?
Os temidos saltos de desenvolvimento trazem muitas mudanças no sono, mas também novas habilidades. Saiba como passar por essa fase sem se desesperar!
Você sabia que o sono dos bebês é totalmente afetado quando ele está em fases de salto de desenvolvimento?
Os saltos de desenvolvimento são períodos em que o bebê adquire novas habilidades, sejam psíquicas ou motoras. Como é uma novidade para ele, é um período de maior agitação, em que ele também requisita mais a mãe, tem dificuldade para adormecer e
acorda mais vezes durante a noite.
Quais são os saltos de desenvolvimento?
Os saltos de desenvolvimento são fases de rápido desenvolvimento neurológico, nos quais o bebê adquire novas habilidades como sorrir, reconhecer pessoas, segurar objetos, rolar, sentar, entre outros.
Para adquirir uma nova habilidade, a criança passa por muitas tentativas e repetições. Tais tentativas podem ser frustrantes e o bebê pode passar por momentos de mais estresse e ansiedade que o normal, mostrando-se impaciente.
Nesse período eles podem ficar mais agitados e procuram formas de se acalmar, como o colo e seio materno. Ocorrem também mudanças no padrão de sono, apetite e uma maior carência afetiva.
Não espere, porém, que os saltos de desenvolvimento do bebê ocorram de maneira cronometrada. Abaixo fizemos apenas uma estimativa para os papais se orientarem.
Confira:
- 5 semanas/1 mês
- 8 semanas/ quase 2 meses
- 12 semanas/ quase 3 meses
- 19 semanas/ 4 meses e meio
- 26 semanas/ 6 meses
- 30 semanas/ 7 meses
- 37 semanas/ 8 meses e meio
- 46 semanas/ quase 11 meses
- 55 semanas/ quase 13 meses
- 64 semanas/ quase 15 meses
- 75 semanas/ quase 17 meses
Como os saltos de desenvolvimento afetam o sono do bebê?
Durante o salto, pode haver um impacto no sono que pode ser o aumento dos despertares noturnos, dificuldade para entrar no sono e luta para iniciar uma soneca.
Isso acontece, pois com o ganho de uma nova habilidade como rir, engatinhar ou andar, por exemplo, seu cérebro ainda não teve tempo de se adaptar a essa nova mudança, a essa maturação repentina.
Ocorre então uma sensação de insegurança e de estar perdido no mundo pois seus sistemas perceptivo e cognitivo mudaram, houve uma maturidade neurológica, porém o bebezinho ainda não se adaptou àquela novidade.
Como sobreviver aos saltos de desenvolvimento sem surtar?
É preciso ter paciência e compreensão! Não limite o colo, o peito, o carinho. Abuse da amamentação nesses períodos. O amamentar ajuda na liberação da ocitocina, hormônio que causa aquela sensação de bem estar e tranquilidade, acalmando a mãe e o bebê.
É inegável que os saltos do bebê também são mais cansativos para os pais e cuidadores, já que a demanda por atenção, tempo e cuidado cresce bastante. Porém, não se esqueça de que por mais demorado que seja algum salto, ele passa, além de
ser algo indispensável para seu crescimento e desenvolvimento.