Ritual do sono do bebê: por que é importante?
Já te disseram que o segredo para o bebê dormir a noite toda é rotina? Bom, essa afirmação faz sentido, mas é importante frisar as seguintes informações:
✔ É normal e até esperado que o bebê acorde durante a noite. O bebê acorda porque o ciclo de sono é diferente dos adultos e o cérebro dele ainda está muito imaturo.
✔ Antes de inserirmos qualquer ritual do sono, precisamos entender e respeitar essa maturação neurológica, além de algumas variantes como períodos de salto de desenvolvimento, idade do bebê e número de sonecas durante o dia.
Dito isso, para estabelecermos um ritual do sono é preciso persistência e constância. Não precisa se prender rigidamente a horários fixos, mas sim a uma ordem consistente no dia a dia.
Evite que a criança faça atividades muito agitadas ou tenha exposição às telas, pelo menos 1 hora antes de dormir. Até 2 anos não expor a criança a telas de jeito nenhum. Lâmpadas brancas (LED) também devem ser evitadas perto desse horário, pois elas bloqueiam a melatonina que induz e mantém o sono.
Banho morno, massagens relaxantes e um ambiente tranquilo também são ideais para preparar o bebê para uma boa noite de sono. Ah, e certifique-se de que ele esteja bem alimentado, pois a fome é um dos motivos para despertares noturnos.
Se você precisa de ajuda para criar uma rotina de sono que se adeque à sua realidade, agende uma consulta com a nossa consultora de sono infantil, Renata Melgaço.